1 0 3000 0 300 120 30 http://www.cursoforca.com.br/blog 960 0
site-mobile-logo
site-logo

5 passos simples para melhorar as notas

Você sabe qual é a diferença entre aprender e memorizar? Bom, o processo de memorização faz parte do processo de aprendizado, mas não são a mesma coisa.

Por exemplo, antes de uma prova você já deve ter passado horas e horas estudando e decorando as respostas dos livros de estudo, e então quando chega na hora da prova e as perguntas exigem que você desenvolva uma resposta você não sabe explicar o processo, apenas lembra-se do que estava escrito nos livros com todas as palavras. Bem, isso indica que você não aprendeu um conteúdo, mas apenas decorou ele.

Por isso seguem 5 dicas infalíveis de como estudar pra valer e melhorar o seu aprendizado. Vamos lá?

 

  1. Trace um Objetivo

Pode parecer um pouco óbvio, mas quando paramos para pensar no porquê queremos aprender tal matéria o nosso cérebro entende que esse ato terá uma recompensa e dificilmente irá se distrair com outras coisas.

Uma dica é escrever o seu objetivo em um papel e deixar perto de sua mesa de estudo, isso dá um estímulo a mais e não deixa que a gente esqueça qual é o objetivo final.

 

  1. Escreva com suas próprias palavras

Quando falamos sobre escrever, não estamos nos referindo a digitar, mas sim papel e caneta. Por mais que a digitação seja mais prática, principalmente por causa da agilidade e também por nos possibilitar salvar o arquivo em diversos formatos, a escrita à mão tem maior associação cognitiva, facilitando o aprendizado.

 

  1. Entenda o seu relógio

Não, não estamos falando do relógio com ponteiros, mas sim do relógio pessoal de cada um. Todo mundo tem um período do dia na qual o rendimento é melhor, e identificar qual é o seu tempo é extremamente necessário para que os estudos rendam mais. A dica aqui é estudar em vários períodos ao longo de uma semana e perceber qual deles você se saiu melhor.

 

 

  1. Desconecte-se

Essa pode ser a tarefa mais difícil entre todas as nossas dicas. Hoje em dia todo mundo está conectado o tempo todo, fazendo mil coisas ao mesmo tempo, conversando com várias pessoas ao mesmo tempo e essa multitarefa é um dos maiores empecilhos para o seu aprendizado.  Um fato: você só aprende de verdade se estiver concentrado. Então não deixe o Facebook, Whatsapp, Twitter ou qualquer outra rede social logada enquanto estuda. Separe um tempo para isso, você verá a diferença que isso fará na hora de estudar.

 

  1. A prática leva a perfeição

Não adianta você se dedicar horas e horas estudando quando não põe em prática tudo aquilo que aprendeu em teoria, certo? Então pegue provas antigas, procure questões na internet e pratique!  Outra dica é preparar mini aulas e ensinar seus amigos, isso também ajuda na hora de assimilar o conteúdo.

Alunos
Posts Anteriores
A escola não acompa...
Próximos Posts
Ansiedade em Alunos ...
0 Comentários
Deixe um Comentário